Nós estamos prestes a deixar Calgary. Completamos nossa viagem de prospecção, que durou 2 meses e nossas impressões são as melhores possíveis.
Chegamos aqui ainda em Fevereiro e encaramos diversas fases do processo de adaptação que todos os imigrantes passam quando chegam aqui, tudo devidamente amenizado pelo fato de contarmos com a ajuda de amigos que já moram no Canadá. Conseguimos nossos PR Cards, SIN Cards (CPF Canadenses), Alberta Health. Abrimos conta em banco, dirigimos, passeamos de ônibus, vimos neve, frio, calor, sol, chuva… deu pra sentir um pouco de tudo. Gabi, nossa filha, teve até uma amostra de como é a escola canadense.
Viemos para Calgary com intenção de, nesses dois meses, conhecermos outras cidades canadenses. Queríamos também tentar um emprego, só para ver como seria a experiência. Eu, tinha uma lista de lentes e cameras que iria comprar para meu business de fotografia. Issotudo acabaou ficando fora dos planos logo que chegamos. Nosso foco agora é juntar dinheiro e amadurecer a idéia de morar aqui no futuro. As dúvidas que eu tinha, as frutrações em relação ao longo processo de imigração, a falta de motivação, tudo ficou mais simples quando cheguei aqui. A motivação agora está a todo vapor.
Como falei, nossa experiência foi a melhor possível. As expectativas foram todas superadas, positivamente. O frio que pegamos não chegou a ser um problema de outro mundo, a neve é linda. A comida não é ruim, a lojas vendem de tudo, o café é bom, o arroz também, supermercados são um show a parte. Os serviços públicos funcionam, achei tudo simples e eficiente. Aqui é bom para compras certas coisas, como roupas ou eletrônicos, mas comida é caro.
Para resumir, vou falar de duas impressões que tive e que me deixaram satisfeito, com vontade de voltar para morar.
1. De forma geral, a impressão que tive do Canadá, comparando com o Brasil, é de que aqui a civilização deu certo. As coisas funcionam como devem funcionar, a população entende que vive em uma comunidade e respeita o espaço dos outros, respeita a cidade. Isso é visível visitando os parques, andando de ônibus, andando a pé, dirigindo, visitando as escolas. Rregras respeitadas, como deve ser. Essa é só uma impressão que tive, uma opinião pessoal.
2. Amigos nossos que moram aqui estão bem, muito bem. Todos passaram por uma fase complicada no início. Todos encararam as dificuldades e conseguiram seu lugar. Todos ainda estão em pleno processo de crescimento e adaptção. Todos visivelmente felizes. Isso marcou bastante e superou muito as minhas expectativas.
Poderia ficar horas escrevendo aqui, tem muita coisa interessante pra contar. Vou tentar falar mais sobre a experiência em breve. Agora preciso pegar o avião para Fortaleza.
…
Pra ficar registrado, online, no blog.
Temos grande admiração e somos muito gratos a família Carvalho que nos abrigou e deu o suporte necessário para essa experiência ter sido tão boa quanto foi. O tratamento que tivemos aqui foi 10 estrelas, impecável. Isso não tem preço. Nos consideramos pessoas de extrema sorte por ter amigos assim iluminando nosso caminho.
Agradecemos também ao Karlson, Josy e Sarah, em especial, e a todos os outros amigos que nos receberam em suas casas e nos passaram um pouco de suas experiências.
Muito obrigado, de coração.
Abraços
Daniel